MERCÚRIO EM ÁRIES
- Sri Hadesh
- há 1 dia
- 4 min de leitura
06 a 23 DE MAIO
Astrologia Védica

O mês de maio dá início a saída de Mercúrio de seu signo de debilitação, Peixes, e sua entrada na terra firme de Áries, unindo-se ao exaltado Sol no dia 06 de maio. Mercúrio em Áries nos conduzirá adiante com a sensação de começar com tudo, de forma acelerada, recebendo o fogo da iniciativa. Este período marca um renascimento mental, em que a mente se reacende e a comunicação se torna mais assertiva, direta e impulsiva.
A entrada de Mercúrio em Áries inspira a mente com novas ideias e com a iniciativa necessária para começar ou dar continuidade em projetos e metas. É um convite a sair da inércia e da dispersão, retomando o foco e tomando decisões com mais agilidade, com atenção plena para não cair na impulsividade. Abrace o compromisso de seguir firme e persistente suas metas, voltando seu olhar para o que está adiante, em vez de permanecer empacado ao que já ficou para trás.
Maio será o último mês do trânsito de Júpiter em Touro, do desafiador trânsito de Saturno-Rahu e da finalização do trânsito de Ketu em Virgem.
Acredito que, a partir do dia 18 de maio, poderemos respirar com mais leveza, especialmente em comparação aos intensos desafios vivenciados nos meses de março, abril e na primeira quinzena desse mês.
Podemos sentir que meados de maio trazem um retorno à eficiência, com transações mais ágeis e inícios que fluem com maior facilidade. O trânsito de Mercúrio por Áries pode parecer intenso e veloz, por isso, prepare-se para uma dose máxima de energia mental e assertividade. Permita que a inteligência de Mercúrio revele aprendizados e até um toque de humor nos momentos desafiadores, conduzindo você em focar na conclusão de tarefas com leveza e clareza. Escolha o foco, em vez da dispersão.
Estamos em um momento de transição, saindo de um foco nos planetas externos em signos de terra e água, voltando agora para um engajamento mais ativo com os signos de ar e fogo. Com exceção de Saturno, que acaba de iniciar seu longo trânsito por Peixes, teremos Rahu no signo de ar, Aquário, até dezembro de 2026; Júpiter no signo de ar Gêmeos até maio de 2026; e a centelha adicional de Ketu em Leão, signo de fogo, também até dezembro de 2026.
Em âmbito pessoal, neste período a fala torna-se mais objetiva, por vezes, impaciente. Pode haver uma necessidade de você expor seus sentimentos de maneira mais franca e até mesmo excessiva, então é um período que pede sabedoria no uso das palavras, evitando ferir ou entrar em debates desnecessários.
A natureza de Mercúrio em Áries torna auspiciosa no desejo de iniciar cursos, escrever, lançar ideias sólidas e empreender, favorecendo especialmente a comunicação digital, startups e inovações mentais.
Uma atenção especial deve ser direcionada aos librianos — ou àqueles que possuem o signo de Libra no Ascendente ou na Lua. A atuação de Mercúrio e Marte pode levar a um excesso de racionalização e análise, o que tende a gerar estados de dúvida ou até paralisia diante das escolhas. Neste período, esses dois planetas podem dificultar a sensação de assertividade nas decisões, trazendo insegurança ou a interferência de outras pessoas em questão. Por isso, librianos, procurem silenciar o ruído externo e deixem que a verdade brote diretamente do coração, guiada pela intuição, sem o sugestionamento de opiniões alheias ou expectativas externas. Abrace sua causa, em vez de se anular para satisfazer expectativas dos outros.
Mercúrio despede das águas de Peixes, deixando para trás uma equipe bastante diversificada, composta por Vênus, Saturno e Rahu. Fica evidente que esse agrupamento não poderia representar exatamente paz ou tranquilidade, já que a complexa união entre Saturno e Rahu tende a provocar reviravoltas e impactos profundos, independentemente do signo em que ocorra.
ROTINAS TERAPÊUTICAS SAUDÁVEIS NESTA TRANSIÇÃO PARA TODOS OS SIGNOS:
O lado sombra deste período pode se manifestar como excesso de estímulos e uma sensação de estar no “piloto automático”, o que pode gerar ansiedade, impaciência ou insônia. Por isso, a prática de meditação, a manutenção de rotinas e a higienização do sono serão fundamentais.
Evite o uso de celular, televisão e computador, reduzindo ao mínimo o contato com eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir.
Também é recomendável evitar o acesso a notícias e estímulos mentais excessivos — isso ajudará a acalmar a mente e favorecer um descanso mais profundo e restaurador.
Para harmonizar o ambiente do sono, se possível, borrife óleo essencial de lavanda no quarto ou aplique duas gotas no travesseiro. Evite dormir com o celular ao lado da cabeça e, se possível, mantenha-o no modo silencioso ou desligue.
O uso de chá calmante entre 20 e 30 minutos antes de deitar é um precioso convite para harmonizar o sono, indico o chá de camomila, erva-doce, melissa ou passiflora.
Escalda-pés com sal grosso e algumas gotas de lavanda (cerca de 5 gotas de óleo essencial) ajudará a descarregar as tensões acumuladas, realinhando sua bioenergia e preparando o corpo para o repouso.
A automassagem também pode ser uma aliada: massageie suavemente áreas como pescoço, ombros, braços e peitoral, utilizando óleo de gergelim, coco ou lavanda.
E, se você é iniciado em Reiki, lembre-se de fortalecer sua prática com a autoaplicação antes de dormir: um gesto de cuidado profundo que nutre corpo, mente e espírito.
Que a chama do discernimento acenda meu pensamento.
Que a palavra que eu profira seja ponte e inclusividade, não a discórdia.
Que minha mente, desperta como fogo sagrado, inicie
um novo ciclo com coragem e compaixão.
Que eu possa calar quando o silêncio for mais sábio.
E falar quando a verdade pedir passagem.
Que meu intelecto não seja baseado em minhas vaidades,
mas a serviço, e que o saber se curve humildemente à luz da minha alma.
Que minhas ações tragam clareza,
e minha comunicação, propósito.
Om Buddhayah Namah
_______________ Por sri Hadesh
Cálculos em Lahiri Chitrapaksha ayanamsha.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Fica vedada a utilização, duplicação o reprodução deste material, parcial ou total, por terceiros, sem a permissão expressa e por escrito do autor. Todos os créditos deverão ser atribuídos a sri Hadesh ® 2025 Todos os direitos reservados.