ECLIPSE SOLAR PARCIAL NA LUA NOVA EM VIRGEM: UM CHAMADO À PRESERVAÇÃO DA ENERGIA VITAL
- Sri Hadesh

- 18 de set.
- 3 min de leitura
21 DE SETEMBRO
Astrologia Védica

No dia 21 de setembro de 2025, seremos convidados a atravessar um dos momentos mais simbólicos e espiritualmente potentes do ano: o eclipse solar parcial na Lua Nova em Virgem, exatamente um dia antes do início do Navaratri, os nove dias de Adoração a Grande Mãe Divina Durga.
Na Lua Nova, a luz da noite desaparece, a Lua se alinha com o Sol e se esconde aos nossos olhos. Neste eclipse, esse fenômeno natural se reveste de um profundo simbolismo espiritual: um chamado a renovação e preservação da energia vital, liberação de cargas emocionais e a purificação interior.
A união entre Sol e Lua a 5° graus de Virgem ocorre em exata oposição a Saturno retrógrado a 5° de Peixes, um aspecto que ativa o eixo do serviço e o desapego do controle. O nodo sul da Lua, Ketu, em Leão, é o responsável por desencadear este eclipse solar parcial, ampliando o chamado à confiança no fluxo da vida, ao silêncio interior e a purificação da mente. Este é um período propício para reduzir o acesso as redes sociais e evitar o excesso de informações, pois esses estímulos podem desequilibrar a frequência mental e espiritual.
Diferente de outras fases lunares, a Lua Nova eclipsada marca um momento de silêncio e transcendência. Um instante onde o cosmos nos pede pausa, análise e uma nova aliança com a alma.
Virgem é um signo de terra regido por Mercúrio. Representa a saúde, o trabalho, a produtividade, a prática espiritual cotidiana e o cuidado com o corpo como templo. Neste eclipse, o nakshatra ativado é Uttara Phalguni, regido pelo Sol, que se estende entre Leão e Virgem, símbolo da lealdade e da prosperidade por meio da ética e da união.
Este nakshatra traz uma profunda análise: ainda estamos carregando emocionalmente contratos inconscientes que precisam ser liberados?Estamos doando nossa energia vital com discernimento, ou nos deixando esgotar pelo excesso de trabalho, perfeccionismo e necessidade de controle?
Por outro lado, Saturno, em seu movimento retrógrado no signo de Peixes, no nakshatra Uttara Bhadrapada, atua como o mestre silencioso que, neste período, exige amadurecimento e renúncia do orgulho, convidando à aceitação daquilo que não se pode controlar.
Este eclipse nos propõe uma pausa para reavaliar onde estamos gastando energia sem retorno, soltar exigências internas que não produzem alegria nem propósito, e cultivar um novo ritmo mais compassivo, leve e alinhado com o dharma.
ORIENTAÇÕES PARA O DIA DO ECLIPSE SOLAR PARCIAL – 21/09
O dia do eclipse, especialmente ocorrendo em uma Lua Nova, não é ideal para grandes decisões ou rituais externos. Ao invés disso, recomenda-se práticas de recolhimento, purificação e silêncio interior:
Meditação focada na libertação, liberação e compaixão.
Banho com ervas (alecrim, manjericão, lavanda ou arruda) para purificação energética. Escolha duas dessas ervas.
Jejum leve ou alimentação evitando o consumo de carne e álcool.
Puja, japamala, sadhana ou momentos de autoaplicação de Reiki.
Seva (serviço devocional): oferecer ajuda com humildade e sem expectativa.
Evite decisões importantes, viagens ou conversas conflituosas.
APÓS O ECLIPSE...
A AURORA DO NAVARATRI:
UM NOVO CICLO COMEÇA COM A LUZ DA MÃE DIVINA
Logo após o eclipse, o céu nos presenteia com a chegada de um dos momentos mais auspiciosos do ano: o Shardiya Navaratri, que se inicia no dia 22 de setembro. Este período sagrado marca nove noites de reverência à Mãe Divina — em suas múltiplas formas de Força, Sabedoria e Compaixão.
Se o eclipse representa o esvaziamento, o fim de um ciclo, Navaratri é o chamado à regeneração espiritual, ao despertar da shakti adormecida em nosso interior. A Mãe Divina retorna, não como um conceito, mas como energia viva que habita nosso coração, nossa prática e nosso caminho de cura.
O eclipse nos prepara, purifica e esvazia, para que a Mãe Divina possa florescer e preencher com Sua Luz.
OM DUM DURGAYEH NAMAH
_______________ Por sri Hadesh
Cálculos em Lahiri Chitrapaksha ayanamsha.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Fica vedada a utilização, duplicação o reprodução deste material, parcial ou total, por terceiros, sem a permissão expressa e por escrito do autor. Todos os créditos deverão ser atribuídos a sri Hadesh ® 2025 Todos os direitos reservados.



