Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page

ECLIPSE LUNAR TOTAL LUA CHEIA A 30 GRAUS LEÃO NO NAKSHATRA UTTARA PHALGUNI

Atualizado: 2 de jan.

Dia 13 e 14 de Março

Astrologia Védica




À medida que o Sol passa por Saturno em combustão, a Lua se move em uma oposição delicada ao Sol, formando uma configuração complexa na Lua Cheia deste mês, conhecida como “Lua de Sangue”. Durante o eclipse, a Lua assumirá tons de laranja e vermelho, resultado da dispersão dos raios solares que atravessam a atmosfera terrestre e refletem uma coloração avermelhada na superfície lunar. Por estar próxima o suficiente do eixo nodal, essa configuração resultará em um eclipse lunar total. A fase de penumbra terá início às 23h57 do dia 13 de março. Nesse momento, o Sol estará a 29 graus de Aquário, no nakshatra Purva Bhadrapada, enquanto a Lua estará em oposição a 29 graus de Leão, no nakshatra Uttara Phalguni.


O nakshatra Uttara Phalguni, posicionado a 29 graus de Leão, carrega o fogo criativo e iluminador do Sol, combinando a força do ego e do poder com o solo fértil da humanidade. O potencial desse eclipse, alinhado a Uttara Phalguni, está na construção de uma auto apropriação inspiradora. Quando reconhecemos e compreendemos nossas inseguranças, sem tentar suprimi-las, podemos assumir o volante do nosso próprio caminho, guiando com ética e propósito a nossa jornada. Esse nakshatra fortalece a capacidade de manter relações estruturadas, agindo com responsabilidade e aprimorando a expressão pessoal. Se bem direcionado, esse eclipse pode favorecer carreiras em que a autoexpressão e a comunicação desempenham um papel essencial.


O eclipse atingirá seu ápice às 03h25 do dia 14, com duração aproximada de 60 minutos, período em que a Terra ficará posicionada entre o Sol e a Lua. Após esse momento, a Lua se moverá para Virgem, ultrapassando o nodo sul Ketu, enquanto o Sol avançará para Peixes, aproximando-se das forças de Rahu.


Essa será a Lua Cheia mais impactante a nível cármico do ano, representando um verdadeiro ponto de inflexão. Desta vez, a presença do eclipse potencializa essa energia, sugerindo que todos nós podemos sentir a força cármica de Rahu e Ketu despertando em meados de março. Esse movimento pode gerar impactos significativos no planeta, especialmente em relação aos desafios climáticos, a saúde mental coletiva e a geopolítica mundial.


Este eclipse reflete a energia transformadora e sombria de Rahu e Ketu, marcando um grande embate entre a Luz e a Sombra que eles representam. A Lua simboliza nossa mente, emoções e nossa segurança emocional. Durante esse evento, Ketu agitará nossa autoexpressão e estabilidade emocional, provocando um profundo processo de revisão interna e desapego. Enquanto isso, Rahu pode desencadear crises emocionais, afetar a saúde mental e gerar uma sensação de alienação em relação ao mundo.


No âmbito pessoal, os desafios deste eclipse envolvem a hipersensibilidade em relação à sensação de rejeição ou à falta de reconhecimento. O ego pode despertar um desejo intenso por validação, levando a uma autocrítica severa e o medo de não ser valorizado nas relações pessoais, profissionais ou afetivas. Há também a tendência de um orgulho ferido, que dificulta a aceitação de ajuda, resultando em uma busca por autossuficiência. No entanto, essa independência pode vir acompanhada de um ressentimento quando os outros não oferecem apoio. Como Uttara Phalguni está ligado a parcerias, esse eclipse pode trazer desafios na manutenção de compromissos de longo prazo, seja por orgulho ou insegurança.


No cenário global, o maior impacto deste eclipse está relacionado a um sentimento de limitação e restrição do carma coletivo, especialmente devido a influência de Ketu, que durante o eclipse, bloqueia a luz e desvia a energia que chegaria à Terra. Esse fenômeno sugere que a generosidade ilimitada do Sol foi, de alguma forma, impedida ou desviada, dificultando seu alcance à vida na Terra — que depende dessa luz para se sustentar. Com Saturno combusto em pleno eclipse, haverá uma grande cegueira entre os líderes mundiais, intensificando um período dramático e turbulento no planeta, marcado por forças egóicas mais agressivas e autoritárias.


No entanto, à luz da astrologia védica, é essencial compreender que essa turbulência que estamos vivenciando agora atua como um catalisador, impulsionando-nos a abandonar formas ultrapassadas de enxergar a vida e a condição humana, ainda presas a padrões opressores e sistemas desequilibrados.


Quando o mundo parecer estar de cabeça para baixo ao seu redor, permita que seu próprio coração e sua Luz interior sejam sua âncora e refúgio, lhe guiando para a expansão, consciência, inclusividade, compaixão e destemor. Devemos confiar nos propósitos dos nodos lunares, Ketu e Rahu, pois, sem eles, não é possível alcançar um genuíno amadurecimento espiritual, mesmo que isso conduza turbulências e uma conexão mais profunda com nossas sombras.


Iluminai todos os seres.

Iluminai nossas mentes.

Iluminai nossos corações.


CHAVE: Ishwara pranidhana, a entrega e confiança na Consciência Divina que tudo permeia.


Om Aditya ye Soma ye Mangalaye Budhaye cha

Guru Shukra Shani bhiyas cha Rahuve Ketuve namah


_______________ Por sri Hadesh

Cálculos em Lahiri Chitrapaksha ayanamsha.

 
 
ASSET FOLHA.png

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Fica vedada a utilização, duplicação o reprodução deste material, parcial ou total, por terceiros, sem a permissão expressa e por escrito do autor. Todos os créditos deverão ser atribuídos a sri Hadesh ® 2026 Todos os direitos reservados.

bottom of page